Blog

O guia completo para tecidos e materiais para vestidos de noiva

88 anos de aconselhamento especializado e inspiração, para cada casal.

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. peruca de renda hd

O guia completo para tecidos e materiais para vestidos de noiva

Um glossário de todos os tecidos para noivas que você deve conhecer.

Hillary Hofflower é uma escritora com mais de seis anos de experiência cobrindo a indústria de casamentos.Seu trabalho também apareceu no Bridal Guide e WeddingWire.

Stocksy / Design de Zackary Angeline

Há muito em que pensar ao procurar o vestido de noiva certo, pois há muitos estilos, silhuetas, faixas de preço e designers a serem considerados.No entanto, a decisão do vestido pode ser mais fácil de tomar quando você tiver um conhecimento básico dos tecidos do vestido de noiva e quando eles devem ser usados.

Segundo o especialista em moda nupcial Mark Ingram, nem todos os tecidos para vestidos de noiva são criados da mesma forma, principalmente no que diz respeito à sazonalidade.“As pessoas dizem que a roupa de noiva não é sazonal, mas, até certo ponto, isso não é verdade”.Por exemplo, um vestido pesado de cetim continua sendo uma escolha desconfortável no verão, assim como um vestido de verão de algodão pode parecer deslocado em uma recepção de baile outonal.“É claro que a noiva tem todo o direito de fazer e escolher o que prefere”, acrescenta Ingram."Mas, na minha opinião, quando se trata do seu vestido de noiva e da importância dele para o seu dia, prefiro aplicar a maioria das antigas regras de decoro."

Além do mais, Ingram também explica que é o estilo e a silhueta do vestido que acabarão por ditar a direção do tecido.Alguns materiais são mais adequados para designs estruturados, outros são ótimos para looks fluidos e leves e outros para vestidos de baile grandiosos.“Meus tecidos favoritos para trabalhar são os mais elaborados, como mikado, faille e gazar”, diz Ingram."Eu abordo o design a partir da forma e da construção, e esses tecidos se prestam a looks mais arquitetônicos do que românticos."

Portanto, antes de começar sua experiência de compra de vestidos de noiva, saiba o que esperar quando se trata dos diferentes tipos de tecidos para vestidos de noiva disponíveis hoje.Adiante, com a consultoria especializada da Ingram, aqui estão os tecidos para vestidos de noiva que você deve conhecer para ajudá-la a distinguir a diferença entre cambraia e damasco.

Mark Ingram é especialista e curador em moda nupcial com mais de 40 anos de experiência no setor.Ele é o fundador e CEO do prestigioso salão de noivas Mark Ingram Atelier de Nova York, além de ter sua própria coleção de vestidos de noiva de mesmo nome.

Leve e macio, esse tecido transparente é feito em trama lisa e geralmente assume a forma de sobreposição ou véu.Perfeito para os meses quentes de primavera ou verão, este material é a personificação de uma celebração sofisticada no jardim.

O brocado pode ser feito de seda ou fibras sintéticas e se distingue pelo jacquard (desenhos em relevo) tecido no tecido.Como o material é rígido, mas mais leve que o cetim, é a escolha perfeita para vestidos estruturados projetados para serem usados ​​em núpcias formais de outono ou inverno.

Rico e delicado, tal como o próprio nome sugere, este tecido luxuoso é caracterizado por um brilho brilhante no exterior e um acabamento mate no interior.Normalmente feito de seda (embora existam alternativas sintéticas), seu caimento macio o torna popular para estilos fluidos, geralmente cortados em viés.“Tecidos macios, sinuosos e justos geralmente se adaptam melhor a vestidos estreitos ou justos com cortes mais soltos”, diz Ingram.O material ultraleve também é adequado o ano todo, embora tenda a ser um item sexy na primavera ou no verão.

Um dos tecidos mais leves, o chiffon é frequentemente usado como sobreposição, em camadas ou como detalhe de destaque devido ao seu estilo transparente e transparente.Feito de seda ou rayon, o material fosco tem uma vibração flutuante e etérea perfeita para a noiva boêmia.Sua estrutura leve e arejada também o torna uma ótima opção para casamentos na primavera e no verão, enquanto sua aparência leve se presta a silhuetas diáfanas e estilos de deusa.No entanto, é importante observar que o tecido delicado pode ser bastante frágil e facilmente sujeito a prender, puxar ou desfiar.

Feito de seda macia ou rayon leve, o crepe é um tecido transparente e enrugado que funciona melhor com silhuetas suaves.O material bem torneado pode ser ótimo para acentuar curvas, mas também funciona bem em designs minimalistas e até em macacões de noiva.Estilos simples como vestidos de sereia ou corte A são escolhas clássicas para este tecido, e é um tecido sofisticado que funciona o ano todo.

Semelhante ao brocado por ter desenhos em relevo, o damasco é um material mais leve.Seu padrão (em jacquard fosco) é normalmente da mesma cor do material de base, e o tecido geral é mais adequado para estilos construídos com silhuetas estruturadas.Uma ótima opção para o ano todo, o damasco se inclina para estilos de casamento mais sofisticados e formais.

Leve e respirável, o Swiss pontilhado é feito de tecido de musselina que apresenta motivos pontilhados uniformemente dispersos.Este material é ideal para casamentos ao ar livre na primavera ou verão, especialmente celebrações doces e elegantes, como uma recepção de festa no jardim.

Ligeiramente áspero, o dupioni é feito de fibras grossas que possuem uma estética encantadoramente crua e orgânica.Uma das sedas mais encorpadas, tem a capacidade de manter a sua forma, sendo uma excelente opção para silhuetas mais dramáticas como vestidos de baile.

Tecido de seda, algodão ou rayon, este tecido apresenta acabamento estruturado e canelado com efeito de nervuras cruzadas.Este tecido também tem a capacidade de manter um design estruturado (ideal para vestidos mais modernos ou minimalistas) podendo ser usado durante todo o ano.

Feito de lã ou seda, o gazar tem uma aparência suave e nítida, não muito diferente da organza.Especificamente, a seda gazar é o tipo mais proeminente visto em roupas de noiva, tornando-se o centro das atenções como o tecido do vestido de noiva de Kate Middleton.O material rígido, porém translúcido, mantém a forma bem e é melhor usado em designs estruturados e românticos e em estilos de saia completa, como vestidos de baile, ambos apropriados o ano todo.

Transparente e leve, o georgette é fiado em poliéster ou seda e tem superfície crepe.Embora a sua silhueta suave o torne uma camada superior perfeita em vestidos de noiva, o tecido flutuante é ideal para silhuetas femininas que se movem com o corpo.Normalmente, este material deve ser usado nas estações mais quentes.

“O tecido mais popular para vestidos de noiva seria a renda”, diz Ingram."Como categoria de tecido, é extremamente diversificada em padrões, texturas, peso e enfeites. A renda é universalmente amada pela maioria das culturas. É delicada, feminina e romântica, e flexível o suficiente para funcionar bem em todos os formatos."

Tecido de seda ou algodão, o material gracioso vem em uma variedade de estilos, incluindo rendas francesas como Chantilly (muito detalhada e aberta), Alençon (motivos ousados ​​com acabamento em cordão) e Venise (mais pesada e texturizada).Sua versatilidade distinta se presta ao uso durante todo o ano, embora alguns dos tecidos mais pesados ​​(como o Venise italiano) sejam mais adequados para as estações mais frias.

“A renda vai precisar do suporte inferior de tule, organza ou tecidos de forro para manter um formato mais cheio, já que a renda costuma ser muito flexível”, aconselha Ingram.

Mikado é um tipo de seda mais pesado e com acabamento brilhante que ganhou imensa popularidade, e sua espessura proporciona uma estrutura que pode ser adaptada a designs arquitetônicos e sofisticados.Ingram observa que o mikado tem a capacidade de ser moldado e com múltiplas costuras para que “sereias estreitas e sensuais e vestidos de baile sem alças” caibam perfeitamente.O material pode ser usado o ano todo, mas seu peso pode ser mais adequado para temperaturas mais frias.

Normalmente feito de poliéster ou tafetá de seda pesada, o moiré dá a ilusão de água brilhante quando visto à luz.(É caracterizado por um design sutil e ondulado.) O tecido pode ser muito pesado, por isso é melhor usá-lo no inverno.

Embora transparente e leve como o chiffon, a organza mantém uma silhueta mais estruturada, tornando-a ideal para casamentos em climas quentes.É tradicionalmente tecido de seda e tem acabamento brilhante e caimento nítido.Além do mais, o material é frequentemente usado em looks em camadas para adicionar plenitude a vestidos de baile, caudas e véus.Perfeito para vestidos extravagantes e espumosos e momentos de princesa, o tecido transparente é o epítome das celebrações românticas e encantadas em jardins.Mas tenha cuidado, pois o tecido delicado está sujeito a puxões e puxões.

Este tecido de malha é caracterizado por um exterior em tecido waffle.Embora erre na extremidade mais pesada do espectro, sua personalidade formal tende a se traduzir melhor nos meses de primavera e verão.O material também tem um caráter informal que se presta a estilos nítidos e silhuetas construídas.

Rede de poliéster, esse material é costurado formando um padrão de diamante.Embora o tecido seja normalmente usado em véus, ele também pode ser incorporado em vestidos.Além disso, sua textura arejada é uma ótima opção para festas de primavera, verão e até outono.Designs delicados com um ar de romance vintage são onde este tecido realmente brilha.

Barato e sintético, o poliéster pode ser tecido em praticamente qualquer tecido.Especificamente para vestidos de noiva, o cetim de poliéster é uma alternativa muito comum à seda por ser mais resistente a rugas e menos delicado.O material também pode ser usado o ano todo, mas pode ser um pouco desconfortável de usar durante os meses de verão, pois não é muito respirável.

Embora os tecidos feitos de fibras naturais tendam a ser mais respiráveis, eles geralmente são mais caros e exigem muita manutenção, pois enrugam facilmente.É por isso que as alternativas sintéticas aumentaram em popularidade, embora Ingram mencione que "muitas vezes são muito pesadas, rígidas ou quentes para o usuário".

Tecido macio semelhante à seda, o rayon é mais elástico e acessível.Esta fibra semissintética é leve e respirável, perfeita para um casamento no verão, mas pode ser usada o ano todo.Embora seja uma vantagem por ser barato, ele enruga facilmente.O tecido durável é uma ótima opção para estilos drapeados ou designs construídos.

“Durante décadas, o cetim de seda brilhante foi o tecido preferido da maioria das noivas”, diz Ingram."A beleza do cetim é o brilho, o toque e a cortina."O cetim é pesado e macio devido às fibras de seda e náilon que criam uma alta contagem de fios.O cetim de seda é um dos tecidos mais tradicionais para vestidos de noiva, mas como o cetim se refere ao acabamento específico, também pode ser feito de poliéster ou mescla.O tecido durável tem um peso adequado para todas as estações, embora tipos mais grossos como o Duquesa sejam ideais para os meses mais frios.Luxuoso e sexy, o material pode ser muito favorável, prestando-se a designs construídos como estilos de babados ou vestidos de baile.“O que a maioria das noivas modernas não gosta é do fator enrugamento e ondulação e, infelizmente, com o cetim de seda, isso não pode ser evitado”, acrescenta Ingram.

Seda ou algodão simples, o shantung apresenta uma trama sutil que resulta em uma textura friccionada e aparência natural e crua.Seu peso médio-leve é ​​apropriado para todas as estações e permite manter um volume que parece rico.O tecido tem um lindo caimento que pode agradar a todas as figuras.

Um dos tecidos mais tradicionais e caros, a seda não só é atemporal como versátil.É durável, vem em diferentes texturas e estilos e é adequado para todas as estações, embora possa ser bastante delicado no calor dos meses mais quentes.Transformada em fio e tecida em tecido, a seda se distingue por seu brilho suave.As variações incluem seda gazar, seda Mikado, faille, shantung e dupioni.

Disponível em diversos estilos, o tafetá é feito de seda ou fibras sintéticas.Rico para o inverno e leve para o verão, este tecido versátil e nítido pode vir em quase todas as cores e às vezes parece iridescente devido ao processo de tecelagem.O tecido flexível também tem uma qualidade de construção, o que o torna ótimo para vestidos de corte A e vestidos de baile com saia completa.

Caracterizado por uma trama transparente e transparente que é semelhante a uma rede, o tule tem uma vibração arejada, mas pode ser franzido para adicionar estrutura.Muito delicado, costuma ser usado como forro de vestido ou, claro, como véu.Ele vem em diferentes pesos e níveis de rigidez.O tecido de noiva por excelência teve um grande aumento em popularidade em estilos de ilusão sexy com mangas, decotes ou recortes quase imperceptíveis.O tecido leve e geralmente barato também pode ser usado em designs de renda e pode ser usado o ano todo.Lembre-se de que o tecido se prende facilmente.

Macio, grosso e feltrado, o veludo tem uma composição pesada que o torna adequado para casamentos no outono ou inverno.Este tecido exuberante geralmente se presta a looks majestosos e inspirações vintage.

Leve e respirável, o voile é feito de algodão ou lã e é semitransparente.O tecido tem um caimento natural perfeito para estilos fluidos e sem muita estrutura, e sua estética casual o torna perfeito para casamentos informais.

Zibeline é tecido em uma única direção a partir de fibras retas para um acabamento brilhante.No que se refere aos vestidos de noiva, a seda zibeline é a variedade mais comum usada na maioria dos designs.O tecido construído também é ideal para silhuetas estruturadas como ajuste e flare ou linha A.

As silhuetas de vestidos de noiva mais populares

Como escolher o decote certo

Branco x Marfim: Qual é a diferença?

Os prós e contras dos tecidos comumente usados

Tudo para saber sobre o seu trem

Tipos e dicas para vestidos de noiva

Como escolher o vestido dos seus sonhos

Quando comprar seu vestido de noiva

Dicas de compras plus size para saber

Quem levar para fazer compras

O que levar com você

Perguntas frequentes sobre alteração de vestido de noiva

Os melhores lugares para comprar vestidos de noiva online

As melhores lojas de vestidos de noiva vintage

Tudo o que você precisa saber sobre salões de noivas

Conselhos sobre venda de amostras de vestidos de noiva

Comprando um vestido pronto para uso: o básico

Você deve alugar seu vestido de noiva?

Como criar seu próprio vestido personalizado

Designers de noivas negros para comemorar

Esses designers de noivas franceses são muito chiques

Designers de vestidos de noiva LGBTQ + que amamos

Os melhores designers australianos de roupas de noiva

Designers emergentes que você verá em todos os lugares

Nossos vestidos favoritos de casamentos reais

Os mais lindos vestidos de noiva plus size

Vestidos de noiva curtos para todos os estilos de noiva

Os melhores vestidos de noiva coloridos e ousados

Vestidos de noiva de sonho abaixo de US$ 1.000

Vestidos de noiva brilhantes para a noiva glamorosa

Os vestidos de noiva mais simples e elegantes

17 vestidos de noiva de cetim para um look de noiva clássico

Estes são os 6 tecidos mais populares para vestidos de noiva, segundo um especialista

O guia completo para tecidos e materiais para ternos de casamento

Os 21 melhores vestidos de noiva de seda para a noiva contemporânea

Os 21 melhores vestidos para jantar de ensaio de 2023

Os 17 melhores vestidos de dama de honra champanhe

15 vestidos de noiva elegantes com ombros largos

Os 13 melhores ternos de casamento masculinos

Os 16 melhores macacões para convidados de casamento para cada código de vestimenta

12 vestidos de noiva pretos elegantes para todos os estilos de noiva

Os 25 melhores vestidos de noiva florais de 2023

Os 20 melhores vestidos de noiva estruturados para um visual elegante e que favorece a figura

Os 14 melhores ternos de casamento para a noiva moderna

9 vestidos de noiva com saia overskirt para dois looks de noiva deslumbrantes em um

Os 22 melhores ternos perfeitos para casamentos de verão

O guia completo para tecidos e materiais para vestidos de noiva

Bolsa Tote com Zíper 20 vestidos de noiva de organza para um look de noiva romântico